O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promoveu na última quarta-feira (25), uma palestra com o tema “Prevenção do Suicídio”. A ação referente a campanha do Setembro Amarelo foi promovida pela Diretoria-geral, juntamente com setor de Psicologia e teve como público-alvo colaboradores da unidade.

A psicóloga Gabryella Santiago Gomes, da Psicologia do HRCC, iniciou a apresentação sobre o tema em questão, com um breve histórico sobre a origem do movimento que hoje engaja pessoas em todo o mundo. “O jovem Mike Emme cometeu suicídio em 1994, nos Estados Unidos. Ele tinha um Mustang amarelo e no dia de seu velório, seus pais e amigos distribuíram cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio a pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais”, contou.

Esse trágico episódio motivou o Setembro Amarelo Setembro Amarelo, campanha fundamental para a conscientização e prevenção do suicídio, que no Brasil teve início em 2015. Durante sua palestra, Gabryella Santiago Gomes abordou assuntos como saúde mental no ambiente de trabalho, ideação suicida, depressão, transtorno de ansiedade, entre outros.

Ela também falou sobre a Síndrome de Burnout, ocasionada por desgaste profissional, exaustão física e mental. Ainda, repassou orientações de como cuidar da saúde mental. “Não se isole ao enfrentar um desfio ou problema; reforce seus laços familiares e de amizade; diversifique seus interesses, faça algo pela primeira vez; mantenha-se mental e fisicamente ativo; consulte um profissional da área, perante sinais ou sintomas emocionais persistentes”, recomendou.

Após a palestra, o público presente participou de uma dinâmica conduzida pela psicóloga Amanda Costa, também da Psicologia do HRCC, com frases motivacionais escritas por colaboradores e colocadas em balões. “É importante dar motivação para as pessoas que passam por uma situação difícil. Nós consideramos essa atividade importante também para nossos colegas, porque aqui nós estamos cuidando das pessoas e é preciso se cuidar primeiro para cuidar de outras pessoas”, destacou.

Importante – “Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra, está travando uma grande batalha” (Livro “Extraordinário”). Tema do Setembro Amarelo 2024: “Se precisar, peça ajuda!”. Caso você ou alguém precise de apoio emocional, o Centro de Valorização da Vida (CVV) pode te auxiliar, disque 188.