Nesta segunda-feira, 04,em Maceió, Alagoas, foi realizada a quarta reunião presencial do Comitê do Consórcio Nordeste, evento que reuniu lideranças e autoridades regionais para debater e validar diretrizes estratégicas focadas no desenvolvimento social e econômico da região. O encontro, que contou com a presença de representantes de diferentes estados, reforçou a importância de políticas públicas colaborativas. Wenceslau Júnior, Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte ( Setre) representou o estado da Bahia durante o encontro, destacando pautas essenciais para a economia solidária e popular, um setor que vem se consolidando como motor de crescimento sustentável no Nordeste.
Entre os pontos de destaque, esteve o planejamento do Festival Nordeste de Economia Solidária, marcado para fevereiro de 2025 em Salvador, que promete ser um marco regional, promovendo oportunidades para pequenos empreendedores. ” A cada passo que damos, ganhamos mais ânimo e percebemos que será o evento para ficar na história da Economia Solidária do Brasil”, diz Wenceslau. Também foi discutida a criação de um escritório de suporte ao Consórcio Nordeste, projetado para dar apoio estratégico aos governos estaduais em diversas iniciativas de economia e desenvolvimento social.
Estiveram presentes no evento o Vice-Governador e Governador em Exercício de Alagoas, Ronaldo Lessa, e a Secretária de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Alice Beltrão, reafirmando o compromisso com uma atuação coordenada para ampliar oportunidades para a população nordestina. Representando também a Bahia Túlio Florence integrante do Comitê do Consórcio e servidores da Setre Jairo Santos, Júlio Santana, além de lideranças como Maria Gurgel (Superintendência de Cooperativismo e Economia Solidária de Alagoas), Ronaldo Targino (Secretário de Agricultura Familiar) e Adalberon Sá Jr. (Secretário-executivo de Cooperativismo e Economia Solidária).
A reunião em Maceió reflete o compromisso dos estados nordestinos em trabalhar de forma integrada para enfrentar os desafios regionais, promovendo o desenvolvimento inclusivo e a valorização das potencialidades locais.
Related posts

